Coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa publica artigo em revista internacional | Acontece na Uniube

08 de agosto de 17

O coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, professor Geraldo Thedei Junior teve participação com um artigo na Revista Photomedicine and Laser Surgery, destaque internacional na área de fotobiologia.

De acordo com o coordenador o artigo Light-Emitting Diode at 460 ± 20 nm Increases the Production of IL-12 and IL-6 in Murine Dendritic Cells é parte de uma pesquisa que busca elucidar os mecanismos pelos quais a luz emitida pelos aparelhos LED (Diodos Emissores de Luz) afetam as células, de modo a acelerar, por exemplo o tempo de cicatrização de feridas entre outras ações fisiológicas importantes. “A linha de pesquisa é minha, eu encaminhei o artigo que foi desenvolvido em parceria com o laboratório de Imunologia da UFTM, com os professores Virmondes Rodrigues Junior e Carlo J.F. Oliveira. Na linguagem científica, eu sou o corresponding author", explica o professor.

Com grande relevância internacional na área de fotobiologia, a revista, no Qualis-CAPES, tem ótimas classificações como "B1" na área da Odontologia e "B2" na área da Saúde. “Conseguir publicar um artigo em uma boa revista internacional é sempre um grande feito, que dá alegria aos pesquisadores envolvidos. Atualmente na área das ciências biológicas e da saúde, está cada vez mais difícil publicar um artigo isoladamente, sem parcerias. Isso porque uma publicação de impacto requer muitas vezes equipamentos, mão de obra especializada e insumos que nem sempre estão disponíveis em um único laboratório. A realização de parcerias é um caminho para a elevação da qualidade e não só da quantidade de artigos publicados. Além disso, o intercâmbio entre alunos, pesquisadores e técnicos de diferentes grupos de pesquisa permite a qualificação mais rápida dos recursos humanos para o estudo”, completa.