Alunos e Professor das Engenharias da Uniube apresentaram trabalhos na 62ª RBras e 17º SEAGRO

Os alunos Jonas Inácio Faria Neto (Engenharia Ambiental/Uberlândia) e Flávia Mendes Ribeiro (Engenharia Química/Uberaba), acompanhados pelo professor Dr. Fabrício Pelizer, coordenador do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental, estiveram presentes na 62ª RBras – Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria e no 17º SEAGRO – Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica, entre os dias 24 e 28 de julho de 2017, na cidade de Lavras/MG.

O evento ocorreu na Universidade Federal de Lavras (UFLA), e contou com 450 participantes aproximadamente, entre pesquisadores, docentes e discentes da área de biometria e estatística aplicada de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. O tema central do evento científico foi “Desafios recorrentes da estatística aplicada: a informação em tempos de big data”, tratando de vários aspectos da modelagem e análise estatística, incluindo desenvolvimento metodológico, aplicações e métodos computacionais na Experimentação Agropecuária, Bioestatística, Estatística Genômica e Bioinformática. O evento também contou com diversos Minicursos, Conferências, Sessões Temáticas, além de sessões orais e pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.

Os trabalhos apresentados pelos alunos da Uniube no evento têm origem nos Projetos de Iniciação Científica dos respectivos cursos. Nas sessões de pôsteres foi apresentado os seguintes trabalho: “Variações climáticas e produtividade de milho em Minas Gerais”, dos autores professor Dr. Fabrício Pelizer de Almeida, Jonas Inácio Faria Neto e Lara Letícia Galdino Amorim; “Tempo de falha da oxidação de ácido ascórbico em dois diferentes tipos de soluções”, dos autores Flávia Mendes Ribeiro e professores Dr. Mauro Luiz Begnini e Fabrício Pelizer.

Na sessão de comunicações orais, destaque para mais um trabalho: “Análise de sobrevivência de larvas da mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans) submetidas à diferentes tipos de tratamentos”, dos autores Flávia Mendes Ribeiro, professor Dr. Mauro Luiz Begnini e Prof. Dr. Fabrício Pelizer.

A equipe agradeceu à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, em especial ao Núcleo de Gestão da Pesquisa pelo apoio financeiro e a condução dos projetos de pesquisa. Também à FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais) pelo apoio financeiro.

O vídeo da apresentação da aluna Flávia Mendes Ribeiro, na sessão de comunicações orais pode ser visualizado no endereço eletrônico: