Pesquisa: Coleta de células-tronco foi tema de palestra no Hospital Universitário | Acontece na Uniube

19 de junho de 17

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) sediou, na última semana, uma palestra com o tema “Células-Tronco: da Coleta aos Protocolos Terapêuticos”, organizada pelo curso de Especialização em Odontopediatria, com o apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE). O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre professores e alunos da Universidade de Uberaba (Uniube).

A palestra foi ministrada pelo Dr. Alexandre Ayoub, médico pediatra, fundador e diretor do Centro de Criogenia Brasil (CCB), empresa responsável por coleta e armazenamento de células-tronco umbilical e de polpa de dentes decíduos. A coordenadora do curso de especialização em Odontopediatria, professora Maria Angélica explicou que o tema abordado é de extrema importância para a área de Odontologia. “O uso terapêutico das células-tronco de cordão umbilical e da polpa do dente decíduo para regenerar órgãos e tecidos lesados promovendo maior longevidade com qualidade de vida, vem sendo muito estudado em centros de pesquisa do mundo todo”, afirmou.

O evento também apresentou inovação para alunos e professores da Uniube. A coordenadora ainda enalteceu que as células-tronco podem ser usadas para o tratamento de doenças do sangue, como: leucemias, linfomas e anemias malignas. “Por serem células-tronco jovens e muito imaturas, possuem uma grande capacidade de se transformarem em muitos tipos de tecidos que formam o organismo (pele, nervos, ossos, músculo liso, cartilagem, gordura, entre outros) ”, destacou.