Professor da Uniube participa do IX Congresso do MERCOSUL de Direito de Família

O Advogado, Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (Uniube) e professor do Curso de Direito, Vinicius Carneiro Gonçalves, esteve presente no IX Congresso do MERCOSUL de Direito de Família, realizado em Gramado/RS. O congresso contou com cerca de 950 participantes e debateu a prática de temas da atualidade no Direito de Família e sobre o novo Código de Processo Civil. Esse ramo do Direito é interdisciplinar e está ligado diretamente a outras áreas como a Psicologia, a Medicina, a Pedagogia e o Serviço Social.

Segundo Vinicius Carneiro, o evento possibilitou uma troca de experiências entre os profissionais dessas áreas, o que para o advogado é fundamental para compreender as constantes transformações postas pela sociedade contemporânea. “A experiência de participar de um evento de tal magnitude foi extremamente enriquecedora, pois pude agregar conhecimento desse importante ramo do Direito que está em constante transformação. Isso, sem sombra de dúvidas, me possibilitará compartilhar as novas tendências do Direito de Família com os meus alunos, além de me permitir uma melhor atuação profissional junto ao Curso de Direito e ao Núcleo de Prática Jurídica da Uniube”, afirmou.

Dentre os principais temas debatidos no congresso destacam-se: os 20 anos do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família; o anteprojeto de Lei da Adoção; a filiação; a responsabilidade civil no direito de família; a alienação parental e falsas memórias; o direito registral e notarial; os contratos e direito de família; a sucessão dos companheiros; a prática de inventário e partilha judicial; os poderes executórios atípicos do juiz na ação de alimentos; a atuação do Ministério Público no direito de família e o poliamorismo. “O docente deve sempre, e continuamente, buscar o que há de mais atual na área em que está ligado profissionalmente. Isso faz com que ele seja um multiplicador de conhecimentos”, concluiu Vinicius Carneiro.