Unitecne e Algar se reúnem para discutir sobre Inovação e Desenvolvimento | Acontece na Uniube

Unitecne e Algar se reúnem para discutir sobre Inovação e Desenvolvimento

07 de junho de 17

A Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne) em parceria com a Algar Ventures promoveu um Painel intitulado Inovação e Desenvolvimento de Negócios, na quarta-feira (07). O evento contou com debate sobre inovação nas empresas e o ecossistema de startups.

De acordo com a coordenadora da Unitecne, professora Dionir Dias de Oliveira Andrade, o Painel é a segunda etapa de formalização de um convênio de parceria entre a Unitecne Uniube e a Algar Ventures. “Nessa parceria o grupo Algar contribui com a realização de ações, evento e atividades inerentes à empreendedorismo e inovação”, destacou.

Ainda sobre a parceria, a coordenadora reforça sua importância: “Há uma grande distância entre o mercado de trabalho, a necessidade das empresas e o conteúdo que é disponibilizado para os alunos em sala de aula. Então nessa aproximação envolvendo todo o corpo da Universidade com a iniciativa privada, pode ser percebida qual a demanda que uma empresa tem e de que forma pode ser atendida. Ou seja, eu vou direcionar esforços para conseguir atender necessidades ou demandas muito específicas e pontuais”.

O Painel contou com um debate que teve como participantes o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, professor André Luiz Teixeira Fernandes, João Henrique de Souza, da Algar Telecom, José Mauro Floriano da Silva, da Algar Holding e Sérgio Schwetter Silva, representante da Algar Tech. Para Floriano, a aproximação da Algar com a Universidade visa impactar o ecossistema de startups e colocar o jovem próximo de grandes empresas. “O jovem é a força de toda a geração. É a força propulsora da economia e das mudanças. Então essa parceria é uma forma de identificar talentos, de criar ambição no jovem, de criar propósitos. Estou falando do grupo Algar, mas são inúmeras empresas para se identificar oportunidades. A nossa parceria veio para fazer essa troca, a Algar aprender com a Universidade e a Universidade com a empresa”, afirmou.

O Reitor da Uniube, Marcelo Palmério, acompanhou o debate e disse que a parceria com a Algar veio somar no desenvolvimento dos estudantes. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberaba, Fúlvio Ferreira, também esteve presente no evento e reforçou que é, extremamente, positivo levar para o jovem, universitários, o que tem de novo e para onde ele tem que ir. Ou seja, mostrar para ele o caminho e incentivá-lo a fazer o novo. “A Universidade transforma dinheiro em conhecimento e depois esse conhecimento volta para o mercado, volta através de inovações e gera dinheiro novamente. Esse ciclo é muito importante, esse ciclo é que faz toda comunidade ser mais próspera, é o que faz o país ser mais próspero. E a Uniube está de parabéns por fazer isso de maneira capital, de maneira particular”, enalteceu Fúlvio.

O Pró-Reitor André Fernandes destacou as oportunidades que a Uniube oferece, mas explicou que para dar certo, o jovem precisa se esforçar. “Dentro da Uniube nós oferecemos as condições para ele virar um empreendedor, se ele tiver boa vontade, boas ideias. Ele tem que ser proativo para buscar as oportunidades que a Uniube oferece para ele. O caminho é árduo, mas ele tem que estar preparado para assumir esse papel proativo. Não só em empreendedorismo, tem a inovação tecnológica, a iniciação científica, projetos de extensão, tudo isso é um rol de oportunidades que a Uniube oferece para que ele se torne diferenciado no mercado profissional”, finalizou.