Coordenador de Mestrado participa de Congresso Sul-Americano sobre Erva-Mate | Acontece na Uniube

Coordenador de Mestrado participa de Congresso Sul-Americano sobre Erva-Mate

06 de junho de 17

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química – Mestrado da Universidade de Uberaba (Uniube), professor Doutor José Roberto Finzer, participou do VII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate na URI Erechim, no Rio Grande do Sul. O professor discutiu sobre a fenomenologia na secagem da erva-mate e concedeu entrevistas à imprensa local sobre o evento.

O congresso também contou com o III Simpósio Internacional de Erva-Mate e Saúde e a 1ª Feira de Tecnologia na Indústria Ervateira. O objetivo dessa reunião é o de troca de experiências e o conhecimento das novas tendências na Tecnologia Ervateira. “A participação no VII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate foi muito preciosa. Realizei pesquisas na área no período de 1998 a 2003. Na ocasião tive oportunidade de orientar a Dra. Alice Teresa Valduga em sua Tese de Doutorado na UFSCar – São Carlos/SP.  A Dra. Valduga se tornou referência em erva-mate no Brasil e no Mercosul e foi a coordenadora do evento”, contou Finzer.

Ainda segundo o coordenador, a conferência conta com grandes e importantes parcerias. “ Uma grande importância de participação no Congresso foi a parceria em trabalhos em desenvolvimento com pesquisadores da Região Sul do Brasil e a integração com pesquisadores dos países vizinhos: Argentina, Paraguai e Uruguai. Além da possibilidade de participar da elaboração de capítulo de livro sobre bebidas de erva-mate em língua inglesa”, destacou.

Para tratar do evento e explicar a relevância do Congresso para a área, o professor Finzer, juntamente com outros pesquisadores, concederam entrevistas aos jornais da região. “De grande importância foi a divulgação da Uniube entre os parceiros do Congresso e inclusive em programa de televisão que fui convidado a participar e em matéria a divulgada em Jornal de Porto Alegre no caderno de Erechim-RS”, finalizou.