13ª Uniube Aberta reuniu milhares de estudantes para conhecerem cursos e profissões | Acontece na Uniube

22 de maio de 17

Mais de 6 mil pessoas passaram pela Universidade de Uberaba, no sábado (20), durante a 13ª edição da Uniube Aberta Feira de Profissões. Aproximadamente 4 mil pessoas validaram a inscrição, gratuitamente, para o Vestibular/Maio 2017 e para outros processos seletivos da Instituição que serão realizados ao longo do ano. Os inscritos participaram do sorteio de um Ipad e cinco Smartphones. Uma superestrutura, com praça de alimentação e mais de 40 estandes, foi montada para apresentar os cursos de Graduação, Tecnólogos, Pós-Graduação e Extensão, Mestrado e Doutorado. Os visitantes também aproveitaram para conhecer o campus aeroporto da Uniube, assistiram palestras com diretores dos cursos, participaram de oficinas e curtiram muitas atrações artísticas.

O evento se confirmou, mais uma vez, como uma grande oportunidade para estudantes do Ensino Médio conhecerem diferentes carreiras e tirarem dúvidas. O professor Pedro Paulo Carboni Muniz, diretor geral do Cursinho SOS, da cidade de Frutal/MG, organizou a vinda de dois ônibus com 120 estudantes para a Uniube Aberta. “Durante o Ensino Médio muita gente ainda tem dúvidas sobre qual profissão quer seguir, e a Uniube Aberta proporciona para esse pessoal um contato direto com professores e alunos dos cursos de graduação, dentro dos estandes e também nos laboratórios de aulas práticas, como outras Instituições não fazem, eu acho que esse é o grande diferencial do evento. E muitos dos estudantes que chegam com alguma dúvida, saem com o esclarecimento necessário e tomam a decisão aqui mesmo”, afirmou o professor.

E para os mais indecisos, a Uniube Aberta, também ofereceu orientação profissional. Estudantes e professores do curso de Psicologia aplicaram técnicas para ajudar a esclarecer dúvidas sobre áreas profissionais e habilidades pessoais dos candidatos. “É mais difícil quando se tem dúvida sobre várias áreas. Além disso muitos estudantes convivem com a pressão da família para fazer um curso, enquanto o desejo pessoal é fazer outro. Mas o importante é detectar a área de habilidades e buscar fazer aquilo que gosta, porque a satisfação pessoal reflete na satisfação e no desempenho profissional”, esclareceu a psicóloga e professora da Uniube, Janete Tranquila.

A aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Lustosa, de Patrocínio/MG, Taynara Oliveira já chegou na Uniube Aberta com o curso decidido e fez a inscrição para o vestibular. “Eu quero fazer Odontologia e descobri aqui na Uniube Aberta que, por estudar em escola pública e pela condição da minha família, eu tenho direito a concorrer a bolsa de 50% pelo PROEM. Fiquei muito feliz e vou fazer vestibular para Odonto na Uniube”, afirmou.

Já a estudante Camylla Discher, de Patrocínio/MG, quer fazer Medicina. Ela passou pelo estande do curso e também conheceu os laboratório de aulas práticas de anatomia, e se encantou: “Sempre foi meu sonho fazer Medicina. Eu vou fazer o vestibular da Uniube e também vou fazer o Enem, para tentar conseguir uma boa nota e disputar uma bolsa do PROUNI”.

E teve gente que achava que já tinha decidido e acabou se interessando por outro curso durante a Uniube Aberta. Esse foi o caso do Matheus Henrique Costa, de 17 anos, estudante da cidade de Nova Ponta/MG. Ele sempre pensou em cursar Agronomia, mas gostou bastante das opções de Engenharias na Universidade de Uberaba. “Ainda tenho um tempo até o fim do ano para me decidir, mas gostei bastante do que vi aqui dos cursos de engenharias”, destacou.

Segundo o Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, Marco Antônio Nogueira, a Uniube Aberta é a maior Feira de Profissões da região e esse ano atraiu estudantes de Uberaba e de vários municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e também cidades próximas do interior de São Paulo e Goiás. “É uma excelente oportunidade para quem está indeciso sobre qual carreira seguir, definir um caminho para a Graduação. A Uniube oferece, atualmente, 37 cursos. É importante lembrar que o Ensino Superior de qualidade é essencial para quem deseja ingressar mais rápido e ter mais reconhecimento e desenvolvimento no mercado de trabalho”, afirmou Marco Antônio.

No final do evento foram sorteados os brindes (1 Ipad e 5 Smartphones) para quem se inscreveu para o Vestibular/Maio 2017 ou para os Vestibulares de Outubro e Dezembro, Pias (Programa de Ingresso por Avaliação Seriada) e EAD (Educação a Distância). Os sorteados foram: Maria Eduarda Pereira Lopes Ribeiro, do Colégio Gabarito, de Uberaba; Lorena Karoline Mendes Silva, do Colégio Instituto Francisco de Assis, de Itumbiara/GO; Juliana Fernandes do Nascimento, da Escola Estadual Santa Terezinha, de Uberaba; Giovanna Rezende Pardi, do Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, de Uberaba; Luiz Gustavo Silva Rodrigues, do Colégio Gabarito, de Uberaba; e Erick Ricardo da Silva Souza, da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, de Miguelópolis/SP.

Confira as fotos da cobertura feita pelo site Akinafoto, na Uniube Aberta. Clique AQUI.

Visite também a Fanpage da Uniube, e confira vídeos e outras informações. Curta e siga a nossa página no Facebook, clicando AQUI.