A Comissão Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) realizou, na última semana, a..."> Curso de Letras EAD e de Agronegócio presencial da Uniube recebem boa avaliação do MEC | Acontece na Uniube A Comissão Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) realizou, na última semana, a...">

26 de abril de 17
A Comissão Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) realizou, na última semana, a renovação do reconhecimento de cursos da Universidade de Uberaba (Uniube). Na ocasião, os cursos de Licenciatura em Letras Português/ Espanhol (EAD) e Tecnologia em Agronegócio (Presencial) receberam notas 5 e 4 respectivamente.

De acordo com a coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol EAD da Uniube, Luciana Gois Barbosa, a avaliação de um curso é solicitada pela Universidade ao MEC. Após a solicitação, o MEC envia professores qualificados para avaliar o curso por categorias subdivididas em dimensões. “A primeira dimensão refere-se à organização didático-pedagógica, a segunda ao corpo docente da instituição e por último, a terceira dimensão, avalia a infraestrutura”, explicou Luciana.

A Licenciatura em Letras Português/ Espanhol da Uniube forma professores educadores de língua e literatura materna e espanhola no Ensino Fundamental e Médio, promovendo o domínio de conteúdos de ensino e conhecimento pedagógico. “Buscamos sempre atuar de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias. O curso prima pela participação coletiva e atuante dos professores, acompanhando as inovações no Projeto Pedagógico e permitindo, dessa forma, a consecução dos ajustes necessários à sua contextualização e aperfeiçoamento de práticas pedagógicas”, afirma a coordenadora Luciana.

Ótima nota, também, foi atribuída ao curso de Tecnologia em Agronegócio. Com avaliação 4, o coordenador Evandro Jose Rigo, enaltece o privilégio e as vantagens que essa classificação proporciona. “Como passamos pelo credenciamento, com a nota quatro, isso pode refletir na credibilidade de um curso consistente e abastecido com docentes com capacidade profissionalizante e uma universidade com uma estrutura física invejável por muitas instituições, que de uma forma direta agrega valores ao curso, possibilitando a vinda de um grupo maior de alunos, e mais adiante o fortalecimento e estabilização do curso de tecnologia em gestão do agronegócio”, afirma.

Ainda de acordo com o coordenador Evandro, a qualidade do curso e todo o esforço para conseguir a boa qualificação se deve ao grupo composto pela Pró-reitoria de Ensino Superior (PROES), gestão, assistente pedagógica, secretaria do curso, docentes e discentes. Para as próximas avaliações a expectativa é melhorar ainda mais. “Esperamos que as sugestões dadas pelos professores avaliadores possam ser concretizadas, pautando em mais interação entres as partes, e geração de mais conhecimento em um ambiente tão propicio para o agronegócio como a cidade e região de Uberaba, usando também o potencial da própria fazenda escola da Uniube”, finalizou Evandro.