Oficinas de parentalidade da Uniube ganham destaque

Com edição sobre o Direito de Família, a Revista MPMG Jurídico, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais traz sobre as oficinas de parentalidade da Universidade de Uberaba (Uniube). A matéria “Implantação de oficinas de parentalidade pelo Ministério Público no Triângulo Mineiro: uma experiência feliz”, aborda os benefícios das oficinas e como são desenvolvidas nas instituições de ensino.

As oficinas de parentalidade têm o objetivo de facilitar a vida dos filhos menores de idade durante a separação dos pais. “Geralmente, com a separação dos pais, as crianças e adolescentes atravessam conflitos interiores que podem ser agravados pelos pais, caso eles não saibam como lidar com a diferença entre a relação com o ex-parceiro e com os filhos. A Uniube já atendeu mais de cem pessoas e temos tido bons retornos sobre a importância desse projeto na vida delas”, explica a coordenadora do curso de Direito, Andréa Fabri.

Para os estudantes do curso de Direito e Psicologia, as oficinas servem para que eles trabalhem a cultura da paz, no que se refere à prevenção e à resolução não violenta de conflitos. “Eles têm a oportunidade de trabalhar com as famílias, com filhos menores, que têm demandas no Judiciário, chamando-os para a responsabilidade pelas suas vidas e de seus filhos, transformando-os em protagonistas da solução de seus conflitos, criando uma efetiva e saudável relação parental junto aos filhos”, reforça a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), professora Maria Angélica Cosci.

A Revista foi publicada neste ano, com uma tiragem de 3.500 exemplares. Nela, são abordados diversos assuntos relacionados ao Direito de Família. A promotora de justiça do estado de Minas Gerais, Miralda Dias Dourado de Lavor, destaca que as oficinas de parentalidade são extremamente importantes para auxiliar as famílias em processo de ruptura e, também, elogia o trabalho feito pela Universidade nesse viés. “Sem dúvida o trabalho da Universidade de Uberaba em muito contribui para o êxito do projeto, posto que, além de espaço físico adequado, a instituição coloca profissionais à disposição para serem instrutores das oficinas e, através de um projeto de extensão, disponibiliza acadêmicos para colaborar no apoio de todo o trabalho desenvolvido, o que resulta, obviamente, em grande aprendizado para os mesmos.