Estudantes de medicina investem em pesquisa e são aprovados no Med-e-tel 2017 | Acontece na Uniube

Estudantes de medicina investem em pesquisa e são aprovados no Med-e-tel 2017

07 de abril de 17

Alunos do curso de medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) tiveram um trabalho aprovado para apresentação na Conferência Med-e-tel 2017, em Luxemburgo, que será realizado no período de 5 a 7 de abril. O evento é organizado anualmente pela International Sociey for Telemedicine & eHealth (ISfTeH) e visa proporcionar um intercâmbio de experiência e conhecimento sobre a Telemedicina.

O Med-e-tel é uma conferência que conta com apresentações de atividades de pesquisa, experiências práticas de profissionais da saúde, além de discussões e novas perspectivas a respeito da telemedicina. O orientador dos alunos, Rodrigo Tubelo, explica que este é o maior evento de Telemedicina do mundo e que lá se encontram os maiores nomes da área. “A telemedicina pode ser conceituada como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para auxiliar na teleassistência de profissionais e/ou pacientes”, esclarece.

O trabalho foi realizado por oito alunos, sendo eles: Ana Paula Oliveira Bóscolo, Caroline Pereira Santos, Ezio de Martino Neto, George Lucas Ferreira Castro, Giovana Borges Laterza, Mateus Felipe Vilarinho Soares, Mariana Ribeiro Cunha e Thaynara Tiradentes de Lima.  Em Luxemburgo, os estudantes Ezio e George representarão todo o grupo na apresentação da pesquisa intitulada, Telemedicine in Graduation: A Vision of the Medical Courses in a Developing Country. “Acredito que meu papel como orientador tenha sido o de despertar neles a curiosidade de saber quais cursos de medicina no Brasil possuíam áreas afins da tecnologia em seu currículo de graduação. Após esse despertar, foi só prosseguir com o delineamento do trabalho com uma metodologia cientifica adequada. Em todo o restante, tanto na busca dos currículos, quanto na escrita, os alunos foram meticulosos e dedicados! Fiquei entusiasmado com a capacidade dos alunos da UNIUBE. Sem dúvidas, muito gratificante foi esse fruto”, afirma Rodrigo.

De acordo com o aluno Ezio, a ISfTeH disponibiliza uma associação gratuita aos estudantes e foi por meio dessa inscrição que ele ficou sabendo da proposta de submissão de trabalhos para o Med-e-tel. “Até o momento a gente não tinha nenhum trabalho montado, depois que nós ficamos sabendo dessa oportunidade do Med-e-tel é que nós decidimos ter ideias do iríamos apresentar lá”, explica. Contente pela chance de apresentar o trabalho feito, Ezio quer sair de lá “com um conhecimento mais amplo sobre o que é a telemedicina e que eu possa ver quais são as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e qual caminho estão seguindo para o atendimento de qualidade do paciente”.

O estudante George se sente honrado de representar a Universidade no exterior. Além disso, reforça a alegria de ter o trabalho aprovado em um evento internacional. “Tenho certeza que seremos muito bem recepcionados em Luxemburgo, além de obter muito conhecimento nessa oportunidade única. Espero estar, desde minha formação acadêmica, me preparando para a aplicação do que há de melhor para os pacientes”, completa.

Para o Coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, Geraldo Thedei Júnior, a participação de alunos em eventos científicos nacionais ou internacionais é uma experiência muito importante e uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal. “É gratificante ver os alunos procurando participar de projetos de pesquisa e de extensão também. A pesquisa e a extensão levam o aluno além, para a fronteira do conhecimento e para o contato com a comunidade, e essas atividades ampliam a visão do aluno, tornando-o um profissional muito mais capacitado”, destaca.

O Coordenador ainda enfatiza que o primeiro passo para conquistas como esta é ter um trabalho científico. “O aluno precisa estar atento e demostrar interesse pela pesquisa, conversar com seus professores e enfim, participar de um projeto, seja de pesquisa ou de extensão. Feito isso, é só ficar atento para se inscrever no evento desejado. Tudo isso envolve dedicação por parte do aluno e incentivo por parte do orientador”, deixa a dica.